Aumento de inadimplentes por licenciamento

A cidade de São Paulo tem um dos maiores índices de inadimplência por não realizar o licenciamento de veículos nos últimos 4 anos.

O Detran do Estado de São Paulo divulgou dados que apontam que até julho desde ano, apenas metade dos carros realizaram o licenciamento 2019.

O licenciamento veicular é um imposto obrigatório para os veículos circularem regularizados.

Também conhecido como Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), o documento também contém o DPVAT que é o seguro obrigatório e solicita que as infrações e IPVA estejam pagos e em dia com as leis básicas de trânsito.

O licenciamento pode ser pago à vista no começo do ano juntamente com outros débitos veiculares ou no mês, durante o ano todo, que é determinado o final da placa designada.

A partir de abril, inicia-se a contagem dos números para realizar o licenciamento do veículo.

Abril é placa com final 1, maio final 2, junho final 3, julho final 4, agosto placas com finais 5 e 6, setembro final 7, outubro placa final 8, novembro placa com final 9, e dezembro com o número final 0.

O Estado de São Paulo conta com mais de 12 milhões de veículos registrados. Só na capital paulista são mais de 8 milhões. Até julho, veículos com placas terminadas nos números: 1,2,3 e 4 foram licenciados pela metade. 51,6% dos veículos realizaram o licenciamento, enquanto em 2018 na mesma época, mais de 73% dos veículos estavam regularizados.

No entanto, algo contraditório que ocorreu de divergente neste ano de 2019, foi que a parcela do licenciamento foi menor que em 4 anos, porém as autuações por falta de regularização desde imposto diminuíram.

A contradição pode ser explicada pelo fato da redução de fiscalizações em grandes e pequenos centros.

Segundo questionadores do assunto, o Governo do Estado de São Paulo está dando prioridade para segurança pública e deixando de pouco de lado as questões de fiscalizar vias públicas e autuar veículos que estão circulando de forma irregular.

O aumento de inadimplência no licenciamento traz questionamentos e preocupações como por exemplo, ter veículos que não estão em dia como o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, o que pode desencadear em imprudência no trânsito.

Não atrase o pagamento dos débitos do seu veículo.

Aqui para consultar gratuitamente os débitos e regularize seu automóvel!

About the Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *