Como saber o valor do IPVA

QUER SABER O VALOR DO SEU IPVA?

O valor do Imposto é um cálculo que o Governo faz e identifica qual o preço do modelo do veículo naquele ano no mercado. Essa informação é obtida através da tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

O chamado valor venal é calculado pela Secretaria da Fazenda de cada Estado. O montante corresponde ao valor registrado no documento da compra do automóvel, no caso, se for 0km.

O valor venal de um carro usado, é analisado em setembro de cada ano, e equivalente ao seu valor atual no mercado automobilístico.

Se caso o veículo tenha sido adquirido em um leilão, o valor venal deve ser baseado no valor arrematado mais as despesas cobradas no arremate.

Um veículo importado, que veio diretamente do exterior, o valor venal é o que está no documento de importação, mais os valores das taxas devido o deslocamento do automóvel até o destino final.

Para saber o real valor que deve ser pago no IPVA, é preciso multiplicar o valor venal pela alíquota relativa ao tipo de veículo.

As alíquotas, que são um percentual ou valor fixo que é aplicado para cálculo de um tributo, têm porcentagens diferentes dependendo da categoria de cada veículo, como: veículo terrestre para transportes de passageiros e cargas, veículos aéreos e aquáticos, pick-ups, furgões, motocicletas, ciclomotores, veículos para locação, entre outros.

Sabendo o valor exato da alíquota e do valor venal (que não são fixos), você já pode efetuar o seguinte cálculo para saber o valor do IPVA do ano do seu automóvel:

Exemplo: Valor venal do seu veiculo: R$20.000 e a alíquota é de 4%. Multiplique esses valores 20.000 x 0,04% = R$ 800 será o valor do IPVA do seu veículo naquele ano.

Caso haja parcelamento do Imposto, você precisará pagar a última parcela para então, poder efetuar o licenciamento anual do veículo.

Vale ressaltar que a alíquota varia também de estado para estado, pois cada um avalia da sua própria forma. Então, as vezes você pode conhecer alguém que tenha o mesmo automóvel que você, mas o valor do IPVA será diferente.

COMO PAGAR O IPVA ONLINE?

Para pagar o seu IPVA online é muito simples. Basta acessar nossa página preencher o formulário ou acessar nossa página Pagar IPVA digitar o seu Nome, E-mail, Placa e RENAVAM do veículo.

Aproveite e veja detalhes de outros débitos do seu veículo.

Com a Licenciamento PRO você pode regularizar o IPVA do seu veículo sempre que precisar.

PARCELAMENTO DE IPVA ONLINE

A vantagem de regularizar o seu IPVA online é a possibilidade de efetuar parcelar o IPVA  em um maior  número de parcelas do que o Detran permite.

Na Licenciamento PRO por exemplo, você pode pagar seu IPVA online parcelando em até 12 vezes no cartão de crédito. Leia mais sobre como parcelar IPVA online