Veículo com IPVA atrasado pode ser guinchado?

Cada estado e o Distrito Federal é responsável pela cobrança do IPVA. Por este motivo pode haver pequena variação nas regras.

De forma geral, o atraso no pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) ocasiona multas de até 20%, acarretados a cada dia de atraso e juros, que variam de acordo com a taxa SELIC (Sistema Especial de Liquidação de Custódia).

O licenciamento anual do veículo só é liberado quando o dono do automóvel regulariza o pagamento do IPVA, e sem o documento de licenciamento anual regularizado, o veículo corre o risco de ser apreendido pelas autoridades, além do proprietário do veículo ter seu nome incluído na dívida ativa do estado.

Mesmo com o veículo apreendido, o IPVA deverá ser pago e a situação regularizada, com isso, inclui as multas e as taxas para recuperar o veículo junto ao DETRAN (Departamentos Estaduais de Trânsito).

O carro com IPVA atrasado não pode ser guinchado, esse ato, além de não constar no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), é considerado uma prática ilegal, encarado como uma cobrança forçosa. Porém ressaltamos que um veículo com IPVA vencido, pode ser multado pois entra no CTB como uma infração e que incide 7 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Diante de tantas questões econômicas do país, IPVA atrasado, é situação recorrente, sendo uma das regularizações mais comuns que realizamos na Licenciamento PRO, para fazer o licenciamento e parcelamento, criamos uma consulta gratuita, onde oferecemos diversas opções para que qualquer pessoa consiga acertar qualquer pendência que possa haver em seu veículo, aqui tiramos mais dúvidas sobre licenciamento de veículo.

About the Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *