Maio amarelo, saiba a origem e significado

Estamos no mês de Maio e o movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito entrou para o calendário, quando em 11 de maio de 2011, a ONU decretou ser a década para efetivar ações que melhorem o trânsito. Maio passou então a ser referência mundial para contabilizar todas as ações acerca das melhorias que o mundo realiza anualmente.

Maio amarelo, é um movimento que começou face ao alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo e estimula a ação coordenada, entre o poder público e a sociedade civil. Essa conscientização visa reduzir acidentes e mortes no trânsito.

De olho nas estatísticas, trabalhando para que expressivas reduções em acidentes de trânsito no Brasil reduzam cada vez mais, é reforçada a importância em dar continuidade a todas as atitudes que possam em conjunto – sociedade e governo, modificarem os índices e os sustentarem para as gerações vindouras.

A cor amarelo é a sinalização de advertência no trânsito e portanto foi a cor escolhida para representar o movimento.

Em 2019 o tema escolhido foi ‘No trânsito, o sentido é a vida’. Maio Amarelo está na sexta edição, inclusive o tema foi aprovado pelo CONTRAN e recomendado na resolução nº 771. A abertura oficial de Maio Amarelo 2019, ocorreu em 24 de abril no Espírito Santo, Vitória. Foi apresentado o vídeo oficial, orientações a serem compartilhadas com todas as comunidades e debates, o encerramento ocorrerá em Rio Grande do Norte, Natal, condecorando iniciativas de empresas do setor público e privado, grupos da sociedade civil e haverá também, premiações destacando e reunindo autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana de todo o país.

A tecla forte, é que o trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação. O movimento estimula que a população seja mais ativa participando de todos os debates e mais engajada nas melhorias cobradas junto a empresas, governo e entidades.

O vídeo produzido para o Maio Amarelo de 2019, foca na família, nas pequenas vidas, que são as crianças e que muitas vezes ficam órfãs, quando alguns de seus parentes, se tornam vítimas de um acidente de trânsito, que quando não é fatal, às vezes deixa sequelas irreparáveis.

O apelo é para que sejam ouvidos os bons conselhos de todos acerca de melhorar o comportamento durante o trânsito com veículos, sobretudo o conselho de seus filhos;
* quando beber com amigos, deixe o carro na garagem;
* atenda ao celular depois da viagem e não enquanto dirige;
* não dirija em alta velocidade;
* respeite a placa de parada;
* não avance no sinal vermelho;

* respeite todas as pessoas que estão a atravessar na faixa;
*entre tantos outros conselhos, como o uso do cinto de seguranças, colocar as crianças devidamente protegidas no banco de trás e todas as normas que não foram criadas à toa, e sim porque aumenta a segurança, reduz estatísticas negativas, prolonga e salva vidas de verdade. 😉

Nós da Licenciamento PRO endossamos todos esses conselhos e desejamos que sejam lembrados no cotidiano ao dirigir, que não sejam esquecidos e sejam praticados sempre.

Ouça o conselho de quem te ama e deixe o trânsito mais seguro, esse é o apelo que Maio Amarelo deixa a todos nós.

“Ouça o conselho e dirija direitinho”.
referência: www.maioamarelo.com

About the Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *