O que é a Páscoa

Até mesmo entre as gerações mais antigas, existem muitas dúvidas sobre a Páscoa. Curiosidade ou não, é legal saber porque comemoramos determinada data, porque todo mundo compra chocolate nessa época, porque os enfeites são de ovos e coelhinhos?

O que é a Páscoa? O coelho é o símbolo da Páscoa? Quais são os símbolos da Páscoa? O que comer na sexta-feira santa?

Algumas dessas questões você vai aprender agora.

A Páscoa comemorada na atualidade, é uma mistura de comemorações, em partes pelo Ostara, um evento muito antigo no hemisfério norte, que marca o fim do inverno e o início da primavera (equinócio), representando a transição das trevas para a luz, da palavra Ostara deriva a palavra inglesa Easter, com significação para Páscoa e em partes pela Pessach que é a Páscoa Judaica.

Foram muitos anos de transição e absorção cultural com as misturas entre povos na Europa. Naturalmente os elementos vão se fundindo e se alterando de acordo com épocas e acontecimentos. Algumas tradições vão se formando com as religiões acrescentando suas particularidades na maneira como comemorar a data.

Todavia, para ficar claro, o Ostara ainda é um evento comemorado separadamente por certas religiões, assim como a Pessach é um dos principais eventos do calendário israelita. Aliás para os judeus, o foco dessa comemoração é o êxodo, que foi a libertação de seu povo no Egito.

No Cristianismo, o foco é a celebração da Ressurreição de Cristo.

No Brasil são muito variadas as formas de se comemorar a Páscoa, até porque somos o país da diversidade, existem famílias e comunidades de todos os lugares do mundo e cada crença e tradição determinará os eventos, enfeites e pratos culinários.

De uma forma geral, os valores remetidos à Páscoa são: Fertilidade, Libertação, Renovação e Purificação.

Algumas famílias preferem não consumir carne devido suas crenças, outras também não comem nada fermentado, nem todas as famílias brasileiras caem no chocolate, varia muito. Na Páscoa, uma das principais receitas consumidas pelos brasileiros é o bacalhau, até mesmo por uma de nossas heranças portuguesas, abraçamos esse hábito durante nossa comemoração no Brasil.

A Páscoa possui alguns símbolos de acordo com cada povo e tradição, engana-se quem pensa que tudo termina em chocolate.

Para os católicos, temos o círio Pascal, uma grande vela acesa de sábado para o domingo de Páscoa. Os italianos criaram um pão em forma de pomba e o chamaram de colomba pascal. Algumas famílias fazem o banquete do cordeiro, por Jesus representar o cordeiro de Deus, sendo o sacrifício maior de amor incondicional. Temos também os ramos de palmeiras que remetem a entrada de Jesus em Jerusalém, e o peixe que representa na Páscoa, a vida e fé dos que creem em Cristo. São muitos os símbolos e mencionamos os que estão bastante intrínsecos em nossa cultura.

Coelhinho e ovos de Páscoa

Foram os alemães luteranos, que ao imigrarem para os Estados Unidos por volta do século XVIII, trouxeram a cultura do coelhinho da Páscoa. Povos mais antigos viam o coelho como símbolo de fertilidade e prosperidade, sendo também ligado à Lua e por esse motivo a Páscoa se manteve ligada ao calendário lunar.

O ovo é um símbolo muito antigo e na Páscoa alguns povos, como os egípcios e germânicos, já pintavam e decoravam ovos de galinha, abençoa-os e os distribuem como forma de boa sorte. O ovo simboliza a vida e a fertilidade em várias tradições.

Agora, os ovos de chocolate, é dito que na França, confeiteiros passaram a preencher ovos ocos de galinha e decorá-los por fora, dando início ao chocolate em forma oval, começaram a se popularizar na Inglaterra em 1873, porém só nos anos 1960 se expandiram como um hábito mundo afora.

Nós da Licenciamento PRO desejamos que todos os nossos amigos e clientes, consigam estar em dia com seu licenciamento de carro, ipva, contas diversas, deixando tudo em ordem para viajar, se divertir com seus familiares ou apenas descansar em casa com muita prosperidade e paz.

Feliz Páscoa

Equipe Licenciamento PRO

About the Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *