Dicas para melhorar sua saúde dentro do carro

Quantas horas podemos passar sentados dentro de um veículo?

Dirigir envolve mente e corpo. É importante ter atenção às técnicas de direção, atenção aos acontecimentos fora e próximo ao carro.

Então, preparamos algumas dicas para que o ato de dirigir seja realizado da melhor forma possível, seja um motorista por profissão, sejam os motoristas do dia a dia.

Começaremos falando dos olhos; quão importante é a visão ao dirigir um veículo, a observação da sinalização, placas, retrovisores, transeuntes e pedestres, aqui a atenção deve ser redobrada:

  • Não dirija com qualquer doença ou problema nos olhos.
  • Caso tenha esquecido de tomar alguma medicação fixa, como por exemplo, casos de labirintite, não dirija.
  • Para problemas com visão onde os óculos são indicados, use-o sempre que dirigir e mantenha sempre os exames de visão e lentes em dia.
  • Pisque mais vezes. Piscar ajuda a lubrificar os olhos.
  • Se os olhos coçarem ou estiverem irritados, não tire a mão da direção para ficar coçando, procure parar o veículo. Um colírio lubrificante indicado pelo oftalmologista também é útil em situações como essa, pois geralmente as vias por onde dirigimos diariamente, são bastante carregadas de poeira e gás carbônico.
  • Atenção a porcentagem e qualidade das películas de insulfilm. O insulfilm mal aplicado pode prejudicar a visão devido os efeitos distorcidos que geram atrapalhando a visibilidade. Além de tudo reduzem a iluminação, principalmente durante a noite e também podem atrapalhar a observar com clareza a expressão de outro motorista em alguma manobra e sinalização de retorno ou conversão por exemplo.

Observações sobre a posição da cabeça, dos braços, coluna e pernas:

  • A cabeça deve estar recostada no banco do veículo, melhora a rigidez do corpo, posiciona melhor o pescoço e coluna cervical que deve estar sempre apoiados.
  • Sabemos que a posição do corpo humano sentado, gera mais sobrecarga na coluna do que em pé, por isso, o assento do motorista, deve estar idealmente posicionado em um ângulo de 110º e o restante dos assentos em 90º e 130º.
  • Toda a região dorsal deve estar posicionada corretamente utilizando todo o encosto do banco, evitando que a coluna cervical fique torta.
  • Todos, principalmente pessoas com baixa estatura, devem regular o banco corretamente, a fim de não forçarem o corpo para frente para alcançar os pedais.
  • Sempre posicione corretamente os retrovisores de modo que não precise sempre forçar o corpo para enxergar algo.
  • Deixe os joelhos sempre semiflexionados, se estiverem esticados ou “dobrados” demais, significa que a posição do banco e regulagem do volante estão incorretos.
  • Não fique muito próximo ao volante, a distância mínima é de 20cm e 40cm do painel do automóvel, além do posicionamento saudável ao dirigir, caso ocorra um acidente o impacto com o airbag e o painel podem ser grandes.
  • Sempre verifique o cinto de segurança mantendo posicionado nos ombros e não no pescoço.
  • A posição das mãos sempre lado a lado, de forma firme porém sem exagero na tensão, para manter os pulsos retos ao mexer no câmbio do carro.

Exames de rotina são importantes para monitorar nosso estado físico e mental, e nunca omitir qualquer problema de saúde nos exames de renovação da CNH, pois além de ser passível de penalidades por omissão, coloca em risco a própria vida e de tantas outras pessoas.

Em um congestionamento, é bom evitar excesso de açúcar e gordura, inicialmente certas comidas e petiscos podem passar a impressão de serem tranquilizadoras, no entanto pioram o estado de ansiedade e irritação; além do sobrepeso físico ser prejudicial, especialmente aos que ficam muitos dias e horas sentados dirigindo, afeta músculos e a circulação sanguínea, entre outros. Prefira frutas e alimentos leves, além de sempre se hidratar.

Bom humor, foco, concentração e alongamentos antes e após cada 2 horas dirigindo, são fundamentais para essa prática.

Tags :

About the Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *