Dia do trabalhador, mecânicos automotivos

O que pensamos quando alguém menciona um mecânico de veículos?

Geralmente é uma pessoa do sexo masculino, com macacão azul, meia idade, entende tudo e nos salva em todas as horas com qualquer problema que nosso veículo dê.

Basicamente o vemos como o médico dos carros

-O que ele tem doutor?

-São as pastilhas gastas.

Bem, essa idéia faz muito sentido mas o mecânico atualmente vai muito além desse idéia.

O mecânico, é o profissional que muitas vezes foi aprendendo de forma autodidata, até mesmo como uma profissão passada de pai para filho, porém o cenário vai além. Desde o curso técnico profissionalizante à graduação de engenharia mecânica e todas as vertentes possíveis dentro desse mundo.

Os avanços tecnológicos tem influenciado bastante nas habilidades que esses profissionais precisam desenvolver e reciclar constantemente.

Temos profissionais que desde a infância adorava desmontar carrinhos e brincar de efetuar reparos, pintar a carcaça, remover partes de um caminhão e inserir em outro veículo e assim até alcançar esse sonho, muitos já chegam no primeiro curso de mecânica com ótimas noções. Mas não se engane, é uma profissão que tem se tornado cada vez mais técnica.

Atualmente o clássico mecânico que tinha sua oficina geralmente na garagem de casa, que tem por marca, atuar com sensibilidade, feeling, capacidade manual, são louváveis mas não mais suficientes para as exigências do mercado e os novos níveis competitivos abertos.

A grade curricular de um mecânico atualmente exige muito de informática, técnicas em novos equipamentos tecnológicos, física, matemática e até mesmo idiomas para leitura de manuais e apostilas técnicas.

Além do mais, é preciso estar atento aos aspectos legais da profissão, compreender o código de defesa do consumidor para atender melhor os clientes.

A profissão vem sendo lapidada e junto seguem os profissionais que buscam se adaptar da melhor maneira.

Normas de certificação, qualificação e até ISO 9001 e ABNT NBR 15681/2009, já são uma realidade e a cada reconhecimento conquistado no mercado e também pelo governo, mais se é exigido do mercado automotivo. Esses avanços trazem confiança e lucros na movimentação dos negócios.

A tecnologia vem auxiliar os mecânicos, na padronização de suas atividades, atendimento rápido, estoque de peças organizados, controle contábil e diversos equipamentos que preservam a saúde e trazem maior precisão no diagnóstico dos veículos.

Por isso, mesmo com alguma dificuldade e competição, esse profissional deve se manter estudando e se atualizando, para que sua grande paixão continue sendo um sucesso, rendendo resultados duradouros nesse mercado.

Feliz dia do Trabalhador ao mecânico e a todos os profissionais brasileiros.

páginas de empresas mencionadas

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae
http://www.sp.senai.br/cursos/84399/106/tecnico-de-mecanica.html

About the Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *