9 Curiosidades sobre veículos

Atualmente, andar de carro é algo muito comum, não é mesmo?

Mas nem sempre foi assim…

Os automóveis como conhecemos hoje, já foi projeto de milhares de protótipos até se tornar a máquina que se tornou.

Diversos modelos, tamanhos, recursos, velocidades, item de apreciadores e colecionadores.

Inclusive, há eventos específicos, tanto para amantes de modelos de automóveis antigos, quanto para aficionados por máquinas do futuro.

Separamos algumas curiosidades sobre carros a seguir.

1- Qual o carro mais rápido do mundo

Atualmente o carro mais rápido do mundo é o Koenigsegg Agera RS, batendo o recorde na rápida marca de 444,6 Km/H. O Koenigsegg tirou a posição do Bugatti Veyron. Porém, o Henessey Venom F5, está em produção e promete quebrar o recorde atual de 444,6 Km/H em 2019, batendo 500 Km/H. Com cavalaria de 1600 cv, é um hiper esportivo com motor v8 7.6 bi turbo; baixa carroceria em alumínio e fibra de carbono pesando os surpreendentes 1360 Kg, gerando mais baixo coeficiente aerodinâmico do mercado de 0.33.

O preço? A bagatela de R$ 6,42 mi ( U$ 1,6 mi em dólar). Serão exclusivas 24 unidades do modelo, sendo 12 para o Estados Unidos.

2- Primeiro veículo motorizado comercial do mundo

Em 1985 o Engenheiro alemão Karl Benz concebeu um carro com 3 rodas e motor a gasolina. Foi na cidade de Mannheim, Alemanha.

Esse automóvel se chama Motorwagen, possuía sistema de arranque a manivela, 0,8 cv e atingia até 18 Km/H.

3- Qual o carro mais caro do mundo

Bugatti La Voiture Noire é o atual carro mais caro do mundo, com apenas uma unidade produzida e custa 47 milhões de reais.

Homenageando o clássico Bugatti Atlantic, foi inspirado no modelo Type 57 SC Atlantic, veículo produzido entre 1936 e 1938; o Bugatti La Voiture roubou a cena do salão do automóvel em Genebra na Suíça. Com 1500 cv, motor w16 8.0, 163,3 Kgfm de torque, 6 escapamentos na traseira, carroceria longitudinal, frente alongada e paralamas ressaltados, tal como a inspiração o torna.

4- Qual o carro mais econômico do Brasil

Segundo o Inmetro, os 3 carros mais econômicos são:

  • Renault Zoe: (consumo energético: 0,65 MJ/km; motor elétrico: equivalente a 32,2/26,7 Km/L, emissão de CO2 com gasolina: 0 g/km).
  • Toyota Prius: (consumo energético: 1,15 MJ/km; motor 1.8 VVT-i, gasolina: 17/18,9 km/l, emissão de CO2 com gasolina: 71 g/km).
  • Volvo XC90 T8: (consumo energético: 1,20 MJ/km, motor 2.0 T8 turbo, gasolina: 16,4/18,9 km/l, emissão de CO2 com gasolina: 150 g/km).

5- Qual é o carro do Mr. Bean

Mr. Bean é um programa de humor de muito sucesso desde os anos 80. A série transmitida em muitos países do mundo, trouxe muita notoriedade, tanto para Mr. Bean, quanto as trapalhadas e aventuras, muitas delas vividas junto a um simpático carro amarelo.

Muitos perguntam se o carro existiu realmente, pelo porte pequeno e as cenas icônicas (como guardar o volante, dirigir com os pés sentado em uma poltrona no teto do veículo, entre muitas outras peripécias que Bean fazia até mesmo para proteger seu querido veículo, que sim, existiu.

O carro em questão é o Morris Mini Cooper de 1980, produzido pela BMC – British Motor Corporation e seus sucessores. O primeiro Mini Cooper foi lançado em 1959 até 2000 e de 2001 em diante passou para as mãos da BMW que produziu o novo modelo Mini.

O Mini Cooper é considerado um ícone britânico, terras da rainha Elizabeth. Concebido pelo engenheiro inglês Sir Alec Issigonis, ditou grande influência para uma geração de automóveis e, para muitos ingleses foi considerado páreo ao Fusca, seu contemporâneo alemão.

Com design compacto, motor transversal, tração dianteira, chegou a vencer rali por dois anos consecutivos inclusive e com grande potencial. Com carburação dupla, câmbio curto, freios a disco nas rodas dianteiras, era uma ótima novidade para carros pequenos na época, embora pequeno, era ágil e bastante espaçoso por dentro.

6- Qual foi o primeiro carro a chegar no Brasil

Se chama Daimler, um dos primeiros protótipos automotor e movido a vapor. Foi trazido por Henrique Santos Dumont em 1893, que o exibiu pela primeira vez no bairro de Campos Elíseos, na frente de sua mansão em São Paulo. Henrique Santos Dumont, irmão de Alberto Santos Dumont, quem mais tarde revolucionaria a aviação.

Em tempos que poucos dominavam a direção, os carros eram vistos com desconfiança e admiração, vaiados e aplaudidos. As primeiras leis para direção ainda estavam surgindo em São Paulo, licenciamento, inspeção, tudo isso era muito recente.

Em 1900, Fernando Guerra desfilou com o primeiro carro a explosão, um Decauville de 6 cv abrindo a era dos motores a combustão. Na Bahia, José Henrique Lanat excitava a todos com o seu Clément movido a gasolina e tinha que importar a gasolina da França em latas de 20 litros.

7- Qual o carro mais vendido na história do mundo

Fabricado desde 1966, sedã de marca japonesa, Toyota Corolla é o carro mais vendido do mundo, já vendeu 38 milhões de unidades, só no ano passado, em 2018 foram vendidos 995.356 unidades. E por que vende tanto? É a surpresa de muitos e não é uma questão muito exata a ser respondida, mesmo não sendo um carro de baixo valor, vale ressaltar que todas as versões do Corolla possuem sete airbags, controle de tração, controle de estabilidade e assistente de partida em rampa. O motor 2.0, trabalha bem em conjunto com o câmbio CVT e tem fôlego de sobra, mesmo carregando muitos passageiros e bagagens, responde bem nas retomadas, é estável e seguro nas curvas.

Quem possui um Toyota Corolla, afirma sentir muito prazer ao dirigir, sendo prático para cidade e melhor ainda nas estradas.

8- Quem inventou o volante

Alfred Vancheron inventou o volante, ou melhor, aperfeiçoou até a forma como o conhecemos atualmente, o francês apresentou o primeiro protótipo do modelo de volante em 1894.

9- Qual o primeiro carro fabricado no Brasil

Foi em Santa Bárbara d’Oeste, no interior de São Paulo, local onde foi fabricado a primeira série de veículos do Brasil. As Indústrias Romi SA fundada em 1930 foram os grandes apostadores do Romi-isetta, primeiro veículo brasileiro, lançado em setembro de 1956.

O Romi-isetta foi um veículo compacto, com capacidade para transportar dois adultos e uma criança, com capacidade para percurso de  25 Km consumindo 1 litro de gasolina.

Carroceria pequena, design com linhas arredondadas, porta única na frente do veículo e cabo do volante dobrável, motor transversal e assento único. Com baixo custo de produção a velocidade máxima alcançada em linha reta era de 85 Km/H com 4 marchas, marcha ré, 300 cilindradas, vela de ignição e bateria elétrica.

Sua produção foi encerrada em 1961, tendo produzido 3 mil unidades.

O carro é uma paixão brasileira e mundial, seja no viés tecnológico, potencial da máquina, seja no design, na história e até mesmo o lado mais cômico, afinal criatividade não falta; carro ovni, carro bota, carro lagosta, carro guitarra do Elvis Presley, enfim, pagar ipva, fazer licenciamento do carro é apenas uma parte das soluções para ficar em dia com o veículo que é fruto de uma paixão, de um sonho ou simples comodidade.

E afinal quem é que não tem uma boa história para contar envolvendo automóveis?

About the Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *